pagina site tunel tamoios 10

Incêndios em túneis são muito críticos por conta do ambiente confinado, da dificuldade de extrair e ventilar a fumaça, da rápida propagação do calor por convecção e radiação a outros veículos, bem como a dificuldade de visibilidade para usuários e bombeiros que prestarão o socorro, resgate e combate do incêndio. Neste case da CKC, você compreenderá quais foram os desafios enfrentados para desenhar, validar e instalar um sistema de compartimentação de cabos e sistemas elétricos essenciais para o funcionamento de equipamentos e sistemas de emergência do túnel da Tamoios. Foram concluídos 5 trechos, totalizando 13 km de vias.


 


INTEGRADORA DE SOLUÇÕES DE
PROTEÇÃO PASSIVA CONTRA O FOGO



UMA PARCERIA ENTRE

pagina site tunel tamoios 3

A obra de proteção passiva contra incêndio no leito de cabos de início no dia 02 de maio de 2022 e foi finalizada no dia 30 de setembro de 2022, foram mais 11.000 m² de chapas e painéis em formato de passarela para proteção dos cabos, mais de 7.500 litros de pintura intumescente CKC-333 e uma equipe especializada para entregar uma obra que trará mais segurança para mais de 8 mil famílias todos os dias que trafegam pela Tamoios.



pagina site tunel tamoios 11

 


Incêndios em túneis podem representar riscos significativos para a vida das pessoas devido ao espaço confinado, acesso limitado e potencial acúmulo de fumaça e gases tóxicos. Alguns dos perigos associados a incêndios em túneis incluem:

Propagação rápida do fogo: os túneis geralmente contêm grandes quantidades de materiais combustíveis, como veículos, combustível e outros materiais perigosos, que podem inflamar rapidamente e espalhar o fogo.
Fumaça e gases tóxicos: a fumaça e os gases tóxicos produzidos durante um incêndio em um túnel, podem se espalhar rapidamente e causar problemas respiratórios, desorientação e perda de consciência, o que pode ser perigoso para motoristas e passageiros de veículos.
Acesso e saída limitados: os túneis normalmente têm pontos de acesso e saída limitados, o que pode dificultar a evacuação rápida das pessoas em caso de incêndio. Isso pode levar a congestionamento e potencial pânico das pesoas, o que pode agravar ainda mais a situação.
Colapso da estrutura: as altas temperaturas geradas durante um incêndio no túnel podem enfraquecer a integridade estrutural do túnel, levando a um possível colapso total ou parcial, o que pode causar ferimentos e vitimas.
Dificuldades para os socorristas: bombeiros e outros socorristas enfrentam muitos desafios ao responder a incêndios em túneis, incluindo visibilidade limitada, altas temperaturas e a potencial propagação rápida do fogo. Isso pode dificultar a entrada no túnel, a extinção do incêndio e o resgate de pessoas que possam estar presas. Em geral, é essencial ter sistemas eficazes de proteção contra incêndio e planos de resposta a emergências para mitigar os riscos associados a incêndios em túneis e proteger a segurança das pessoas.

Com o objetivo de tornar os túneis mais seguros, foi desenvolvido em tempo recorde junto à Concessionária Tamoios, um sistema de proteção passiva contra incêndio para os cabos elétricos resistente a 2 horas de fogo. O trabalho incluiu ensaios realizados no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de SP (IPT), onde a equipe do Laboratório de Segurança ao Fogo e Explosões nos suportaram com a preparação dos corpos de prova, instrumentações e realização do ensaio e relatório final validando os 120 minutos de resistência ao fogo mantendo a condutividade térmica dos cabos. A execução da obra com a instalação das placas, isolamentos térmicos e pintura intumescente, foi primorosa e o túnel foi inaugurado no fim de março de 2022 e segue em plena operação atualmente. Agradecemos a todas equipes envolvidas e parabenizamos a Concessionária Tamoios pela sua preocupação com a segurança de todos que utilizam este túnel.

 

pagina site tunel tamoios 6

Siga a CKC

Central de Atendimento

(11) 5584-6380
Envie uma mensagem