Case MASP
Masp recebe elementos envidraçados resistentes ao fogo da CKC®
Foram cerca de 12 meses de planejamento, muita dedicação, detalhismo e uma execução primorosa feita a 4 mãos entre o Masp (cliente), Metro Arquitetos (arquitetura), CKC (integradora de sistemas de proteção passiva contra fogo), Vetrotech Saint-Gobain (fornecedora dos Vidros resistentes ao Fogo), Jansen (PerfilArq – fornecedora dos caixilhos resistentes ao fogo) e a Termocom (montadora e instaladora do sistema). O envidraçamento resistente ao fogo empregado no projeto do Masp em 2020 foi conduzido passo a passo com uma equipe multidisciplinar com mais de 20 profissionais altamente qualificados e que tiveram desafios em projeto, logística, execução e aceitação do sistema. O resultado somente poderia ser um: um Masterpiece, uma obra de arte permanente dentro de um Museu icônico como o Masp.
Parceiros deste projeto:

DEPOIMENTO MASP

O MASP recebeu em 2019 um público de 730 mil pessoas. O edifício sede da instituição, inaugurado em 1968, é tombado pelo IPHAN, CONDEPHAAT e COMPRESP e o seu acervo, que representa a maior coleção de arte europeia fora da Europa, é também tombado pelo IPHAN.
A segurança dos visitantes e usuários e a importância histórica do edifício e do acervo são os balizadores das ações de adequação da edificação às normas de segurança contra incêndio hoje vigentes. Este projeto foi objeto de ampla negociação entre o MASP, o Corpo de Bombeiros e os órgãos de defesa de Patrimônio Histórico.
As obras de adequação da edificação, iniciadas em 2016, seguiram em 2020 com a compartimentação horizontal da escada que interliga o primeiro e segundo pavimentos do museu ao térreo, utilizando o sistema Vetrotech/ Jansenn de vidros e caixilhos resistentes ao fogo, representados no Brasil pela CKC. Tivemos grande cuidado no detalhamento da solução, pensada de forma respeitosa à arquitetura original do museu e minuciosamente detalhada durante a fase de projeto. Neste sentido, o apoio técnico da CKC, Vetrotec e Jansen foi fundamental, inclusive buscando certificações do sistema que permitissem a utilização de vidros de grandes dimensões. O resultado final foi excelente.
Arquiteta Miriam Elwing
Gerente de Projetos e Arquitetura do MASP
DEPOIMENTO METRO

Além do desafio técnico envolvido na realização de uma compartimentação horizontal com essas dimensões, o desenho e detalhamento da solução foi objeto de grande dedicação por parte de toda a equipe envolvida. Conseguimos realizar um elemento transparente, que se integra de forma sutil ao espaço existente, e adequado às características de um edifício com grande relevância dentro da história da arquitetura moderna brasileira. Ao mesmo tempo que respeita o patrimônio construído, atualiza aspectos funcionais e de segurança aos padrões contemporâneos. Foi um trabalho realmente multidisciplinar, integrando aspectos tecnológicos, de design, logísticos e econômicos de maneira exemplar.
DEPOIMENTO TERMOCOM

A renovação e aprimoramento de museus, nunca é tarefa fácil. Somar a um edifício, que é um dos maiores ícones de cultura, arquitetônico e social do país, uma tecnologia de proteção passiva contra incêndio por meio de elementos envidraçados resistentes ao fogo, foi um grande desafio. Desde as primeiras tratativas, o objetivo era entregar uma solução elegante e segura contra incêndio, porém que preservasse a arquitetura única da edificação. A partir destes pontos foi possível então gerar um projeto detalhado e que foi executado com bastante rigor, dentro do prazo proposto.
Este projeto seguiu para a execução sempre envolvendo a equipe do Masp e seus arquitetos. Por se tratar de uma edificação histórica, precisávamos nos atentar às peculiaridades do projeto, tais como: peso do conjunto, prumos, alinhamentos que sofreram desgastes e interferências comuns a um museu construído há mais de 50 anos. Por se tratar de um ambiente em processo de retrofit e aberto ao público, os trabalhos seguiram e as necessidades foram sempre sanadas com o mínimo de impacto para os visitantes.
DEPOIMENTO VETROTECH

Tenho muito orgulho pessoal e profissional de fazer parte deste projeto, que teve como fim proporcionar ao MASP uma solução arquitetônica para a compartimentação de suas escadas, a qual estivesse à altura do que este edifício icônico da cidade de São Paulo merece. É inegável o benefício estético da transparência dos vidros resistentes ao fogo ao se comparar com soluções opacas neste caso. Esse é o nosso objetivo quando desenvolvemos e fabricamos nossos produtos.
Os sistemas envidraçados resistentes ao fogo escolhidos para a realização desta compartimentação se encaixaram perfeitamente no conceito da edificação, proporcionando segurança contra incêndio aos visitantes enquanto preserva o conceito original do projeto.
Cada detalhe aqui foi minuciosamente discutido em diversas reuniões entre todos os atores desta empreitada para que imprevistos fossem mitigados ao máximo.
Dentre os desafios da Vetrotech Saint-Gobain eu destaco a logística, já que os vidros foram produzidos fora do Brasil e importados, tendo todo este processo acontecido durante as restrições implementadas por conta da pandemia no ano de 2020 e com prazos restritos para não prejudicar a reabertura do museu ao público.
O resultado final não poderia ter sido melhor. As imagens dispensam descrições.
Agradeço ao MASP pela confiança e à CKC, Termocom e Jansen pela parceria.