..::: CKC DO BRASIL ::...

MEZANINOS, ESCADAS e FORROS DE MADEIRA
Os mezaninos são cada vez mais utilizados nos ambientes corporativos, residenciais e hoteleiros com o mesmo objetivo. Ampliar a área!

Os ambientes corporativos buscam o ganho de espaço para aumento da capacidade de armazenamento de mercadorias e arquivos, os ambientes residenciais buscam a valorização do empreendimento pela nova área útil e pela valorização arquitetônica, e os ambientes hoteleiros utilizam os mezaninos para áreas de lazer.

Os requisitos de proteção passiva nos materiais de acabamento devem seguir as regulações e normativas estabelecidas pelos estados e corpo de bombeiros. Geralmente os ambientes com serviços de hospedagem, local de reunião público, serviço de saúde institucional ou que possuam cargas explosivas exige-se o controle sobre os materiais de acabamento construtivos, já em ambientes residenciais este requisito não é aplicável.

A estrutura do mezanino geralmente é composta por pilares e vigas metálicas ou de madeira. Vemos com pouca frequência a utilização de concreto estrutural de mezaninos devido às suas dimensões não serem competitivas com o aço e madeira. Uma nova tecnologia desenvolvida na última década são os perfis pultrudados, composto de resinas poliéster reforçado com alto teor de vidro que é produzido em processo de pultrusão, podem ser utilizados também como estrutura de mezanino, tendo vantagens de menor peso, facilidade no transporte logístico e resistência de intempéries sem necessidade de tratamento.

Todas estas alternativas estruturais para mezaninos em ambiente corporativos e hoteleiros devem respeitar à regulação do corpo de bombeiros contemplando a proteção passiva, por tanto, ao analisar o projeto do mezanino, contemple esta etapa como um investimento requerido.

Para cada tipo de estrutura de mezanino, existem soluções de proteção passiva. Vamos avaliar quais são as principais soluções e seus prós e contras para suportá-lo neste processo de escolha.

Antes de entrarmos nas soluções para as estruturas de mezaninos, é importante distinguirmos dois conceitos de proteção passiva, as soluções que retardam as chamas e as soluções que dão resistência ao fogo. São normas nacionalmente e internacionalmente apartadas que tratam destes dois assuntos, a não propagação superficial de chamas, e o tempo de resistência do material sob ação do fogo.

Soluções Retardantes | Resistência ao Fogo

As soluções retardantes garantem que o material de construção não propague chamas, podemos dizer que se trata de um material ignifugante e deve possuir a propriedade de reduzir a emissão de fumaças de cor escura, atendendo a densidade óptica requerida pelas normas brasileiras.

As soluções que atendem a resistência a fogo devem seguir a TRRF exigida, o Tempo Requerido de Resistência ao Fogo, ou seja, o material resistirá a um determinado tempo sob ação direta do fogo em altas temperaturas, sem afetar a resistência do material estrutural.

Portanto, fique atento em adquirir a solução adequada conforme as exigências para evitar gastos desnecessários e retrabalho. E acima de tudo, exija nas soluções, seja ela retardante ou de resistência ao fogo, comprovação da realização dos testes de laboratórios reconhecidos como o IPT, UL, Southwest Research Institute e BRE Global e seu respectivo resultado.

 

 

Para facilitar a interpretação e escolha do produto, exija sempre:

 
  • Propagação superficial de chamas: Classe O e 1 - "Classe A" .
  • Densidade óptica específica da fumaça: Dm < 450 .
  • Tempo de resistência ao Fogo: Aprovado dentro do tempo exigido para respectiva estrutura

Estrutura do Mezanino

As estruturas de mezanino em aço recebem geralmente o revestimento intumescente que fornece tempo de resistência ao fogo de 30 à 120 minutos, comparativamente com as demais soluções para o aço, apresentados em Estruturas e Escadas metálicas.O revestimento intumescente possui algumas vantagens sobre a argamassa/fibra projetada e as placas de silicato de cálcio (Drywall), garantindo a resistência ao fogo, resistência mecânica e durabilidade com os efeitos de intempéries, tendo em vista que as estruturas do mezanino tem alta probabilidade de receberem impactos por estarem expostas e em alguns casos em área externa.

Para as estruturas, escadas e forros em madeira, existem quatro soluções aplicáveis dependendo das características do mezanino (área | altura | cargas de incêndio) especificados nas normas e decretos. Duas soluções atende a exigência de retardação do fogo e as outras duas atendem ao tempo de resistência ao fogo.

Para os retardantes existem duas soluções aplicáveis, o verniz retardante e a solução líquida retardante. O verniz retardante pode ser utilizado sobre a madeira, mesmo que esteja previamente selada ou envernizada, diferentemente da solução retardante que necessita de uma madeira em estado bruto para absorver a solução. Ambos, ao serem aplicados sobre a madeira, torna o substrato ignífugo.

A exigência de tempo de resistência ao fogo, a TRRF pode variar de 30 a 120 minutos, porém nestas circunstâncias, a exigência para proteção da madeira atinge geralmente até 60 minutos. Sendo assim, para atender ao TRRF existem duas soluções a serem utilizados, o verniz e a tinta intumescente.

Aparentemente o verniz intumescente se assemelha com o verniz retardante, porém em contato com o fogo desenvolve uma espuma expansiva que garantirá a resistência da madeira sob ação do fogo. A tinta intumescente possui o mesmo efeito de intumescência, mas esteticamente permite a coloração em tons pastéis através de corantes.

A tinta intumescente para madeira possui propriedades especificas para utilização neste substrato específico, o revestimento intumescente para o aço de estruturas metálicas em hipótese alguma poderá ser utilizado na madeira e vice-versa.

Não devemos nos esquecer de que a proteção passiva estrutural não é o suficiente, devemos estender os requisitos para o piso, paredes, escadas e forros, a fim de garantir a segurança das vidas que lá estão.

Segue a tabela que demonstra qual solução ideal para os materiais construtivos de mezaninos:

RETARDANTE

TEMPO DE RESISTÊNCIA

Verniz
Retardante

Solução Retardante

Verniz Intumescente

Tinta Intumescente
(Madeira)

Tinta Intumescente

Revestimento
Intumescente
(Aço)

Pisos
Escadas
Forros
Paredes

Madeira

Aplicável

Aplicável

Aplicável

Aplicável

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Drywall

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Aplicável

Não
Aplicável

Alvenaria

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Aplicável

Não
Aplicável

Isopor

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Aplicável

Não
Aplicável

Estrutural

Madeira

Aplicável

Aplicável

Aplicável

Aplicável

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Aço

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Aplicável

Pultrudado

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Não
Aplicável

Aplicável

Não
Aplicável

Informações
relevantes

Caso existe tinta pré-aplicada, deverá ser lixado.

Utilizado somente em madeiras brutas.
(Não receberam tratamento de verniz ou seladora).

Caso existe tinta pré-aplicada, deverá ser lixado.

Pode ser aplicado na madeira em qualquer estado (envernizado, selada, pintada ou bruta).
Não recomendada utilização no piso pela alta abrasão.

Devem ser respeitas as espessuras calculadas para garantir o TRRF da estrutura metálica

Conheça a solução ideal que a CKC oferece para a proteção de mezaninos, escadas e forros de madeira. Existem algumas alternativas para esse tipo de proteção: retardante de chamas, verniz intumescente, verniz retardante ou tinta intumescente (clique sobre o nome do produto desejado e saiba mais informações sobre ele). Consulte-nos para saber a solução que melhor atende a sua necessidade.


Área Restrita

Acessar Conteúdo

Realizar login

Usuário *
Senha *
Lembrar